PREPARANDO OS CIDADÃOS DO FUTURO

A educação é a base para a construção de uma sociedade sustentável e inclusiva. O acesso a um ensino de qualidade possibilita, além de mais oportunidades no mercado de trabalho, a construção de indivíduos conscientes e emocionalmente preparados para o futuro. Há mais de 65 anos, o ETEP busca traduzir na prática esses conceitos, sendo um facilitador para disseminar o conhecimento. A história da instituição é marcada por uma evolução constante que acompanha o crescimento do Vale do Paraíba, o que a torna uma das organizações mais respeitadas da região.

O ETEP oferece ensino médio-técnico com o Colégio ETEP, além de cursos de graduação (bacharelados, tecnólogos e licenciaturas), pós-graduação, técnicos e EAD no Centro Universitário ETEP, ambos com unidades em São José dos Campos. Tanto o Ensino Médio como o Superior seguem pilares muito bem estabelecidos de excelência e qualidade acadêmica, com uma equipe docente formada por 93% de mestres e doutores. A infraestrutura, que soma mais de 15 laboratórios nas áreas de informática, mecânica, eletrônica, pneumática e o FABLAB – laboratório de fabricação –, complementam o DNA de inovação da instituição.

O modelo de ensino do ETEP está baseado na metodologia ativa, na qual os alunos se envolvem mais com a realização de projetos e trabalhos práticos de forma colaborativa e começam a vivenciar, desde cedo, a realidade do mercado. Todos os cursos são pautados pelas premissas da transformação digital e cultural, permitindo um aprendizado teórico e prático, além do desenvolvimento de habilidades interpessoais. Diversos projetos complementam o ensino, trazendo para a prática os conteúdos apresentados em sala de aula.

PROJETOS

No Colégio, os jovens podem participar da equipe ETEP #1382, grupo que promove o ensino multidisciplinar por meio da resolução de problemas e do trabalho em equipe a partir da robótica. O time, formado em 2004, é pioneiro e um dos poucos representantes brasileiros a participar do FIRST (Inspiration and Recognition of Science and Technology), competição internacional que promove provas de lógica e de robôs. O ETEP #1382 já soma 17 prêmios no encontro anual.

Outra iniciativa no Colégio e no Centro Universitário é a Semana da Gestão de Tecnologia e Informação (SGTI). O evento permite aos alunos trabalhar de forma colaborativa para desenvolver e apresentar projetos que tragam novos olhares para o mundo dos negócios. Há também o Aero ETEP, pioneiro em aliar teoria de voo com a produção de modelos de aeronaves funcionais. Criado em 2011, propicia uma experiência única na vida dos alunos, trazendo uma visão completa sobre toda a cadeia de desenvolvimento de um modelo aero, desde o projeto até os primeiros momentos no ar.

Desde o ano passado, alunos do Centro Universitário também têm oportunidades na área de Pesquisa e Extensão em duas das maiores instituições de inovação e tecnologia aeronáutica no país: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Força Aérea Brasileira (FAB). A parceria garante aos estudantes indicações a bolsas de Iniciação Científica e participação em grandes pesquisas realizadas nas feiras das instituições.

Com mais de 40 mil alunos formados, a ETEP ainda conta com parcerias com as melhores empresas e softwares de tecnologia e engenharia do Brasil e do mundo, para ofertar uma experiência de formação única e completa. São mais de seis décadas de dedicação ao ensino, com uma trajetória de sucesso confirmada pela atuação dos formandos em grandes empresas, contribuindo para o crescimento do país. O ETEP segue trabalhando, inovando e buscando sempre oferecer um ensino de ponta, capaz de formar cidadãos atuantes no presente e preparados para o futuro.