Pós-Graduação em Educação e Neurociências

12 meses

EaD
Mensalidades*
R$ 192,00
R$ 96,00
Aulas Online

*Condição válida até o final do Curso. Reajustes conforme legislação em vigor.

SOBRE O CURSO

O curso se coloca a discutir dois grandes fenômenos de grande repercussão social dos últimos anos: o impacto das pesquisas em neurobiologia, que tem nos concedido uma visão mais ampla dos mecanismos de ação inerentes ao nosso cérebro, e o renascimento do interesse pela Filosofia. 

O Grupo CETEC Educacional, mantenedor dos centros universitários ETEP e UNIBTA, atua em parceria o com Grupo Educacional Campos Salles para oferecer Programas de Pós-graduação lato sensu na modalidade a distância, com atividades de aprendizagem com efetiva interação no processo educacional.

Somado ao seu corpo docente altamente qualificado, o Grupo dispõe de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com materiais educacionais, recursos e tecnologias apropriadas que permitem desenvolver a cooperação entre tutores, alunos e professores, facilitando a reflexão sobre o conteúdo das atividades e metodologias propostas.

MERCADO DE TRABALHO

O curso de pós-graduação em Educação e Neurociências é dedicado a profissionais que ocupam cargos de liderança, sendo o professor, indubitavelmente, um desses profissionais, dispostos a se aventurar na investigação do ser humano e de suas escolhas, flertando abertamente com os desafios educacionais do nosso tempo.

O curso se coloca a discutir dois grandes fenômenos de grande repercussão social dos últimos anos: o impacto das pesquisas em neurobiologia, que tem nos concedido uma visão mais ampla dos mecanismos de ação inerentes ao nosso cérebro, e o renascimento do interesse pela Filosofia.

Tais temas nos concedem maior clareza da forma como nós, seres humanos, temos definido nossa existência. Em Filosofia, essas questões são intituladas por Ética ou Filosofia Moral, entretanto, a neurobiologia não se ampara na subjetividade filosófica, mas na concretude do corpo, do cérebro, das células e dos instintos naturais, para tentar trazer mais luz a este complexo campo do saber.

Em face disso, o curso pretende apresentar o atraente diálogo entre a Neurobiologia, a Sociologia, a Filosofia e a Pedagogia. Como este novo campo tem influenciado profundamente a maneira como pensamos a respeito do conhecimento e do aprendizado.

Uma capacitação para os profissionais da educação, com vistas a formar especialistas que tenham uma visão sistêmica da educação, abordando o que as Neurociências têm a nos dizer, uma vez que essa área têm estudado temas como: a biologia do aprendizado; os limites do conhecimento; as maneiras como percebemos e concedemos sentido ao mundo; os aspectos cerebrais relacionados às tomadas de decisão; o gerenciamento do estresse; as deliberações éticas e morais; e a compreensão do papel das emoções nos relacionamentos sociais e afetivos.

OBJETIVOS

  • Introduzir o diálogo entre a Neurobiologia, a Sociologia, a Filosofia e a Pedagogia, em como este novo campo tem influenciado profundamente a maneira como pensamos a respeito do conhecimento e do aprendizado;
  • Promover o esclarecimento de conceitos, práticas e ferramentas que compõem a área da Neurociência e sua interface com a Educação, discutindo essas relações com os processos envolvidos na aprendizagem e a sua importância na educação contemporânea;
  • Expor a organização estrutural e funcional do sistema nervoso central referente às funções superiores: emoção, cognição, atenção, memória, linguagem e percepção;
  • Compreender as funções cognitivas e executivas no processo de aprendizagem;
  • Fornecer subsídios teóricos e práticos, para lidar com dificuldades de aprendizagem;
  • Instrumentalizar a prática pedagógica com subsídios neuro científicos.