Apresentação dos Trabalho de Conclusão de Curso em 14 de Dezembro de 2022
A ETEP realizou no último dia 14 de dezembro a apresentação dos Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Os alunos sempre nos surpreendem, nesta edição, a ARENA ETEP foi o local da exposição dos projetos para professores, avaliadores, colegas e familiares.
A inovação ficou por conta do método de avaliação desenvolvido pela Orientadora Profa. Mestre Lucilene A. Ramos, descrição abaixo.
A cerimônia de abertura foi realizada com a presença do Reitor Thiago Pêgas que declarou aberta a avaliação dos trabalhos.
No final da noite, os resultados foram apresentados e os alunos em primeiro, segundo e terceiro lugar receberam Menção Honrosa e este ano houve uma votação adicional para que os presentes também pudessem avaliar, chamado de “Queridinho da Galera”.
Veja abaixo os projetos vencedores.
Sistema de avaliação via Qr Code
O uso do Qr Code foi no intuito de dar maior agilidade ao sistema de avaliação. A intenção foi dar mais tempo para que os professores pudessem interagir com os alunos durante a avaliação.
Para que tudo acontecesse de maneira fácil e ágil, os temas foram organizados em ordem alfabética e na sequencia receberam numeração. Com os temas enumerados, o passo seguinte foi a elaboração dos formulários.
O formulário de avaliação apresentava os temas e na sequência os tópicos a serem avaliados (relevância do tema, banner, desenvoltura do grupo). Enquanto que o formulário disponibilizado ao público, tinha apenas os temas.
Foram gerados os Qr Codes para os formulários e disponibilizados os mesmos para os docentes e para o público de acordo com a funcionalidade. E assim que encerramos o período de avaliações, já foi possível aferir os resultados e divulgá-los poucos minutos depois.
Tudo muito simples e rápido!
Acredito que o uso do Qr Code deve ser uma tendência na ETEP, uma vez que torna o processo mais ágil, funcional e organizado.
Os vencedores da Menção Honrosa
1º lugar Menção Honrosa e Queridinho da Galera (dupla premiação)
Impactos do ESG como Novo Modelo De Negócios Das Empresas.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o ESG (Environmental, Social and Governance) e os impactos causados no novo modelo de negócio no ambiente empresarial. O trabalho demonstra que essa tomada de atitude não é apenas um ato de boa-fé corporativa, como também uma demanda atual dos consumidores, os quais passaram a exigir que as empresas estejam, cada vez mais, alinhadas com os seus próprios valores. Nas grandes empresas, de capital aberto, a prática passou a significar um gatilho de consumo, clientes passaram a preferir, mesmo que não de forma completamente consciente, empresas que assumem a responsabilidade de alinhar suas ações às recomendações do ESG. Adotar ações ESG demonstra que é possível obter lucratividade e ainda, despertar a atenção de investidores e consumidores. O Ambiental, Social e Governança serve como um balizador para atestar que a organização possui a compreensão da influência que ela exerce, do impacto positivo ou negativo e do valor compartilhado que ela pode gerar por meio dos seus negócios perante todo o seu ecossistema de relacionamento. Uma das principais vantagens de ter um forte desempenho é que ele pode ajudar a reduzir custos. Afinal, essas empresas são vistas como mais bem administradas e mais eficientes.
Alunas
1911421611 ISABELA SOARES DE OLIVEIRA LIMA – Administração
1911422117 ISABELLE CAROLINE LIMA VILAS BOAS – Administração
1911422394 JAMILA SILVA VIEIRA – Administração
1911421349 JENNIFER DAIENE SILVA SOUZA – Administração
2º lugar Menção Honrosa
Sistema De Segurança Para Barragens
Resumo: Os rompimentos de barragens no Brasil são decorrentes de fatores que envolvem a falha humana, como imprecisão no monitoramento periódico e medidas preventivas, alertas de riscos e possível evacuação do local. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para aprimorar o sistema de segurança instalado nas barragens, fazendo uso de ferramentas tecnológicas como hardware, software e comunicação remota. Promovendo assim, o acionamento ou encerramento das ações de medidas preventivas em casos de falhas no sistema ou de um possível rompimento. Nesse trabalho de conclusão de curso se propõe um protótipo de sistema de segurança para barragens com um acionamento automático ou manual, paralelo a um supervisório. Proporcionando uma confiabilidade na comunicação de troca de dados, monitoramento em tempo real do nível da barragem com o auxílio de um sensor de pressão que aciona os sinaleiros, sonalarme e o display. E também, medidas preventivas, como a ligação das bombas de aquário submersas que puxam a água da barragem principal e mandam para um descarregador, ou seja, tende a restabelecer o nível normal da barragem, entre outras medidas a fim de eliminar tragédias ambientais, materiais e humanas.
Alunos
18007461 BIANCA SILVERIO DE ALMEIDA – Engenharia Elétrica
18007716 LUCAS DE CERQUEIRA BUENO – Engenharia da Computação
9099150095 RAFAEL DO ESPIRITO SANTO – Engenharia Elétrica
9015000929 ROGER BERGAMO GROSSI – Engenharia Elétrica
081137 RÔMULO DE SOUZA ANDRADE – Engenharia Elétrica
18008231 VITOR AUGUSTO PINHEIRO – Engenharia Elétrica
3º lugar Menção Honrosa
Kit Drone Didático
Resumo: O Kit drone didático, traz um novo formato de apresentar a robótica aos alunos do ensino infantil, fundamental e até mesmo para cursos técnicos e de graduação, ajudando a desenvolver várias atribuições que serão necessárias para o mercado de trabalho e para vida, utilizando a metodologia ativa na sala de aula, focando o ensino de disciplinas como física, eletrônica, matérias relacionadas a aeronáutica, programação, processos de montagem e procurando sempre fortalecer o trabalho em equipe e o desenvolvimento pessoal. Com a proposta de uma fácil montagem e até mesmo o desenvolvimento de upgrades pelos próprios alunos, criando assim, vínculos com a disciplina despertando no aluno a curiosidade sobre o mercado de trabalho na área da aeronáutica. Para o voo do drone, o professor também poderá abordar assuntos relacionado ao clima e até legislação, aumentando ainda mais o conteúdo a ser ensinado aos alunos.
Alunos
1821629574 EDUARDO VILELA QUINSAN – Engenharia Elétrica
1821629903 GILBERTO FRANCISCO XAVIER – Engenharia da Produção
2011621370 JOÃO LUCAS RIBEIRO BASSETO – Engenharia Aeronáutica
18008208 MARCOS ROBERTO MIRANDA JUNIOR – Engenharia Aeronáutica
1821629437 RAFAEL DO PRADO NOGUEIRA – Engenharia Elétrica
1821629380 RODOLFO ROSA PEREIRA – Engenharia Elétrica
Queridinho da Galera
Durante as apresentações dos grupos foi possível que o público votasse no projeto que mais gostou. E no final, após a divulgação dos eleitos para a menção honrosa tivemos como eleito “Queridinho da Galera”, o projeto que também foi o mais bem avaliado pelos docentes.
Queridinho da galera – Impactos do ESG como Novo Modelo De Negócios Das Empresas.
Alunas
1911421611 ISABELA SOARES DE OLIVEIRA LIMA
1911422117 ISABELLE CAROLINE LIMA VILAS BOAS
1911422394 JAMILA SILVA VIEIRA
1911421349 JENNIFER DAIENE SILVA SOUZA