1ª. Formatura de Ensaios em Voo da América Latina

O Centro Universitário ETEP, que há 66 anos desenvolve talentos e exporta excelência mundo afora, em parceria com a Sirius Flight Br realizaram no dia 20 de agosto a formatura da primeira turma de Pós Graduação em Ensaios em voo e o curso de Piloto Ensaios em voo – nivel 2 da América Latina.

Momento histórico. Entramos para a história, juntos, cruzamos os céus e ousamos voar alto!

A mesa solene foi composta por Thiago Rodrigues Pêgas,  Reitor ETEP, Luiz Munaretto, Diretor Sirius Flight Test, Ary Guimarães Neto Paraninfo da Turma Sirius Alfa, Mozart Louzada, Piloto De Provas Chefe Embraer, Divone Taveira,  Representante Do Homenageado Tenente Brigadeiro Nelson De Souza Taveira, Otávio Kovacs, Representante do Homenageado Engenheiro Joseph Kovacs.

Autoridades presentes: Brigadeiro do Ar da Reserva Gilberto Rigobello, Brigadeiro Engenheiro da  Reserva Augusto Otero, Brigadeiro Engenheiro da Reserva Venâncio Gomes, Diretor da SIATT Wagner   Amaral Silva, Campeã Mundial de Vôlei, Patrícia Borges.

Formandos

Engenheiro Fábio Andrade
Engenheira Yasmin Castro
Comandante André Evangelista
Engenheiro Felipe Abreu
Comandante Gabriel Grégio
Comandante João Erick
Comandante João Fioravante
Especialista Marcelo Oliveira
Comandante Pedro Augusto Gomes
Comandante Rodrigo Coelho
Comandante Thiago Andrade

Premiações

Prêmio Tenente  Brigadeiro Nelson de Souza Taveira ao formando Comandante Rodrigo Coelho
Prêmio  Engenheiro Joseph Kovacs ​ao formando Comandante Pedro Augusto Gomes
Prêmios destaque Embraer para Comandante Thiago Andrade e Engenheira Yasmin Castro

Os alunos são provenientes da LATAM, da GOL, da AZUL, da aviação executiva e de empresas aeronáuticas.

Trajetória

A atividade de ensaios em voo de brasileiros começa quando Santos Dumont pendurou seu 14-bis sob o balão de número 14.

No Brasil, primeiro voo oficial de ensaio ocorreu em 18 de dezembro de 1958, envolvendo o protótipo do helicóptero beija-flor, no CTA/IPD.

Com o desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional e projetos, como o t-25 universal (inspirado no projeto de Joseph Kovacs), t-23 uirapuru e do c-95 bandeirante, sentiu-se a necessidade de aumentar a quantidade e a qualidade dos especialistas em ensaios em voo.

Baseado no efetivo formado em 3  escolas do exterior: EPNER (França), Empire Test Pilot School (Inglaterra) e Usaf Test Pilot School (Estados Unidos) e com o incentivo decisivo do Tenente Brigadeiro nelson de Souza Taveira em  30 de outubro de 1987 foi encerrado o 1° cev , sendo a primeira turma de Ensaios em voo no Brasil.

Nos anos que se seguiram pilotos e engenheiros se formaram nas modalidades avião e helicóptero, dentro da estrutura funcional dos atuais DCTA IPEV.

Com instrutores egressos do IPEV,  em 2021, a Sirius Flight Test Br e a ETEP decidiram juntar esforços para ministrar,  para o mercado civil, um curso único na América Latina: a Pós-graduação em Ensaios em voo e o curso de Piloto ensaios em voo – nivel 2.

São seis opções devidamente registradas no MEC: Piloto de Ensaios em Voo, Pós-Graduação de Ensaios em voo e Pós-Graduação em engenharia de ensaios em voo para aviões e helicópteros. A ETEP e a Sirius Flight Test (SFT-BR) são as primeiras empresas civis da América Latina a oferecer esses programas.

As informações sobre os cursos estão aqui.